Que tal se olhar no espelho antes de criticar alguém?

Uma das coisas que mais vejo são pessoas se vitimizando diante de situações.

Acreditam estar presas dentro de caixas trancadas às sete chaves, quando, na verdade, podem abrir a caixa e sair quando quiserem.

Pessoas que reclamam do parceiro, do relacionamento, do trabalho, da casa, da funcionária, N coisas, e nada muda. O ano passa, a reclamação continua, xomo se aquela pessoa estivesse presa num vício de reclamar de determinada situação.

Outro dia, conversando com um amigo, perguntei a ele sobre sua esposa, e ele começou a se queixar.

Interrompi educadamente e comecei a refletir: afinal, porque nos queixamos tanto das coisas? Qual o prazer em apontar os defeitos do outro, ao invés de nos olharmos no espelho e percebermos nossa parcela de responsabilidade na história?

O que proponho hoje é que você pare de reclamar e olhe para a situação que te desagrada. O que VOCÊ pode fazer para modificá-la? Se é um relacionamento que não está legal, como VOCÊ pode contribuir que melhore? Se é um trabalho que não te agrada como VOCÊ pode fazê-lo melhor? Como VOCÊ está contribuindo com a empresa? Ou está só reclamando e esperando que alguém te dê uma estrelinha no final do dia?

Está mais que na hora que nos olharmos no espelho antes de apontarmos defeitos ou criticarmos o outro.

Essa seria uma medida mais que efetiva, que resolveria a maioria dos problemas que acreditamos ser indissolúveis.

Acredite, o mundo só muda quando VOCÊ muda.

É isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *