Todo mundo tem uma ideia na manga. Algo que tem vontade de fazer, uma inspiração. E poucos agem e colocam a ideia em prática.
Outro dia, lendo um livro de uma escritora de bestsellers Elizabeth Gilbert, ela dizia que quando lançou seu maior sucesso teve que lidar com a frustração de muita gente – a maioria das pessoas que encontrava, em diversas partes do mundo, diziam à ela que ela tinha ‘roubado a ideia’ do livro deles. Que sempre quiseram fazer um livro daquele.
Mas a ideia é só uma ideia se ela não é colocada em prática. E, pode ter certeza, se você não trabalhar no seu projeto, alguém vai fazê-lo acontecer, e você vai ficar assistindo, frustrado com o sucesso alheio com aquilo que você considerava ‘a sua ideia’.
Pois bem, mas não é tão fácil quanto parece colocar uma ideia em prática. Eu, por exemplo, demorei muito tempo para escrever meu primeiro livro. Ficava guardando aquilo tudo e não sabia que deveria compartilhar com o mundo.
Comprometa-se com as pessoas:
A primeira coisa pode ser se comprometer com as pessoas. Falar sobre a ideia, engajar pessoas na ideia, pedir ajuda de pessoas chave para que a ideia saia do papel. Dizem que quando começamos nos comprometer com outros, é mais difícil quebrarmos a promessa do que se comprometemos apenas com a gente mesmo.
Saia de casa
O que você precisa para colocar essa ideia em prática? Estudar algo? Conversar com alguém? Esses geralmente são os primeiros passos para que a ideia dê certo; sair de casa e investigar possibilidades, conhecer pessoas que tenham a ver com aquilo que você quer fazer.
Use sua intuição
A professora Saras Sarasvathy queria saber porque os empresários que tinham faturamento entre US$ 200 milhões e máximo de US$ 6,5 bilhões faziam, e para isso, percorreu 17 estados americanos. As respostas confirmaram suas suspeitas: todos eles, sem exceção, agiam de forma intuitiva, sem se preocupar com pesquisas de mercado ou detalhados planos de negócio. Ela começou então a explicar o effectuation, ou abordagem efetiva, nada mais é que um processo dinâmico e criativo que tem por objetivo o desenvolvimento de novas ideias em um ambiente empreendedor sem a necessidade de um plano de negócios.
Peça a opinião de alguém que você confie
Nessa hora, não vale falar com um negativo ou destruidor de sonhos. Elenque aquela pessoa que coloca todo mundo pra cima e pode te motivar, ou dizer sinceramente o que pensa a respeito da sua ideia
Acredite – se uma ideia brotou em sua mente, é porque ela tem potencial para nascer. Vá em frente.