O que é Felicidade Genuína?

O que faz você feliz?

Essa é uma pergunta recorrente por aqui, mas, motivado por ela, o diretor Roko Belic e o produtor executivo Tom Sahdyac deram a volta ao mundo em buscas de respostas. E elas surgiram das mais diversas maneiras. Com características diferentes.
Cada cultura traz sua resposta. Cada povo, sua tradição. E, num mundo onde existem índices alarmantes de depressão, é sabido que 50% do nosso nível de felicidade é determinado pela nossa genética e outras circunstâncias das nossas vidas, como por exemplo, emprego, dinheiro, status social e saúde, são responsáveis por apenas 10% deste nível.
E os outros 40%? É ocupado pelo nosso comportamento intencional e as nossas escolhas

Você já se perguntou se está fazendo escolhas baseadas no que te faz feliz?

Cada vez mais as pessoas passaram a se interessar por questões relacionadas à felicidade. Com isso, surgiu um novo ramo científico, que busca analisar e descobrir quais são os componentes principais de uma vida, não apenas livre de doenças, mas também capaz de alcançar a felicidade profunda e verdadeira. Esse ramo é chamado de Psicologia Positiva e tornou-se a disciplina mais popular na Universidade de Harvard.

O produtor do filme foi atrás de pessoas de todo tipo de cultura para entender, na prática, o que faz as pessoas felizes. E existem povoados que emocionam pela simplicidade com que lidam com a questão – é o caso da comunidade em Okinawa, no Japão, onde as velhinhas sentam toda tarde para conversar. Ali, o problema ou a alegria de uma é o problema e a alegria de todo mundo. Elas explicam o significado da expressão “Ichariba chode”: quando você encontra alguém — mesmo que apenas uma vez, vocês se tornam amigos para a vida. E aí um é responsável também pela felicidade do outro.

O documentário mostra o essencial de tudo o que foi descoberto em pesquisas recentes em neurociência e psicologia da felicidade. Happy mostra como podemos ser felizes de verdade.

Assista o filme na íntegra e tire suas conclusões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *