O que você faz quando está triste?

A tristeza é um estado emocional que vez ou outra aparece. Todo mundo recebe sua visita de vez em quando. E ela faz parte da vida, assim como a alegria.
Tem gente que foge da tristeza feito diabo da cruz. Como se ela fosse contaminar toda a felicidade existente na vida – e não se dá conta de que não dá pra tapar o sol com a peneira. Tristeza tem que ser colocada pra fora. É bom chorar, procurar ajuda. Encontrar os motivos que fazem a tristeza aparecer. E, depois de senti-la, com sua intensidade, agir.

Nunca tanta gente teve depressão no mundo. São 350 milhões de pessoas nessa condição – boa parte nem sabe disso. O que está acontecendo conosco? O que devemos fazer a respeito? Só que o medo da depressão e a busca por felicidade fizeram muita gente fugir da tristeza.

Por isso devemos saber que tristeza e depressão são coisas bem diferentes.

Na tristeza, choramos. Ficamos tristes, mas a dor passa. Na depressão, a dor não passa. A pessoa não sente mais prazer em nada. Só que hoje medicamos a tristeza. Ninguém mais pode ficar triste.

O antidepressivo ficou comum. Para toda tristeza ele passou a ser considerado um tratamento. De acordo com a revista Super Interessante, existe a suspeita ainda que a culpa do caos químico no cérebro seja do estresse. “Em resposta à tensão do ambiente externo, o corpo produz mais cortisol e outros hormônios do estresse. O excesso pode alterar a bioquímica cerebral e causar depressão. Se o problema for mesmo esse, então a infelicidade crônica pode ser uma resposta ao nosso estilo de vida. Estamos mais tristes, também, por causa da nossa sociedade.”

Sabemos que o estilo de vida moderno deixa o corpo mais cansado, mas temos que entender que momentos de tristeza existem, e devem ser olhados. Não dá pra deixar as emoções definirem o rumo das coisas. A dica é tentar encarar as adversidades. Isso faz com que saiamos mais fortes das crises.
Todos temos altos e baixos, mas quando nos conscientizamos dos sentimentos, sensações provocadas pelo ambiente externo e emoções, podemos ter um controle maior sobre nosso ânimo, e entender que fases passam.
Ignorar esse sentimento pode causar ainda mais angústia. Nessa semana vamos falar que providencias podemos tomar todos os dias para revertermos esse quadro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *