Por que as pessoas aguentam rotinas insanas?

A Marina tem 32 anos. Ela acorda todos os dias às 6h da manhã, pega um trânsito de duas horas para chegar ao trabalho, onde fica até às 19h. Dali, segue para casa, onde chega por volta das 21h. Toma banho e vai trabalhar, responder e-mails, adiantar coisas para o dia seguinte. Dorme por volta das 1h da manhã e não consegue acordar. Todos os dias está cansada. Seu corpo dói, suas articulações, está sempre resfriada, de mau humor, e sua memória está mostrando sinais de enfraquecimento.

Mas a Marina não é a única pessoa que conheço que vive para o trabalho. Hoje em dia é comum ver pessoas aguentando rotinas insanas em nome de uma ‘promoção’, um acúmulo de tarefas, ou uma intensa atividade profissional no escritório. A pergunta é: por que as pessoas se submetem a isso?

A Fabiana trabalha em esquema home office. Mesmo assim, não consegue coordenar seu tempo e conseguir tempo livre para ela. “A impressão que tenho é que desde que comecei a fazer home office, fico trabalhando mais do que antes, porque estou disponível o tempo todo”.

O que muita gente não percebe é que às vezes falta saber otimizar o próprio tempo, ao invés de ficar tapando buracos e emergências o tempo todo.

Algumas dicas podem te ajudar nesse sentido:

Planejar

Quem tem disciplina se planeja com mais facilidade. Por isso é necessário ver exatamente o que precisa ser feito ao longo daquele dia. Por exemplo: numa grande tarefa, ela pode ser feita em partes e ajustada conforme brechas na agenda. Não precisa fazer tudo de uma vez

Dormir mais

É cientificamente comprovado que o sono é fundamental para que sua mente continue produtiva. Uma pessoa que está sempre sob efeito de café, em determinado momento começa a prejudicar o próprio organismo, que acaba adoecendo. A memória fica curta e os problemas vão aumentando ao invés de serem resolvidos.

Tempo livre

Quando a sua cabeça está livre de problemas, a criatividade aparece. Um problema nunca é resolvido no mesmo status em que ele se encontra. É preciso sair dele. E para isso, tem que deixar a mente aquietar.

Foco

Foco é desligar internet e celular na hora de produzir. Não fazer dez coisas ao mesmo tempo e saber dividir os horários de maneira que você saiba o que produzir naquele momento, sem distrações.

Adquirir um bom hábito

Os hábitos são poderosos. Eles precisam ser incorporados na sua rotina e para isso você precisa fazer um detox e entender o que precisa mudar na sua rotina e… mudar.
Estabeleça uma meta – e no final da semana veja se conseguiu cumpri-la.

Aplicativos

Agendas e lembretes sempre podem ser benéficos, tanto para organizar seu tempo, como planejar seu dia. Faça bom uso deles.

Lembre-se: rotinas insanas podem te deixar estressado, e o stress é o maior causador de doenças físicas e emocionais da atualidade.

Faça algo por você mesmo. Hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *