Uma das coisas que mais vejo são pessoas se vitimizando diante de situações.
Acreditam estar presas dentro de caixas trancadas às sete chaves, quando, na verdade, podem abrir a caixa e sair quando quiserem.
Pessoas que reclamam do parceiro, do relacionamento, do trabalho, da casa, da funcionária, N coisas, e nada muda. O ano passa, a reclamação continua, xomo se aquela pessoa estivesse presa num vício de reclamar de determinada situação.
Outro dia, conversando com um amigo, perguntei a ele sobre sua esposa, e ele começou a se queixar.
Interrompi educadamente e comecei a refletir: afinal, porque nos queixamos tanto das coisas? Qual o prazer em apontar os defeitos do outro, ao invés de nos olharmos no espelho e percebermos nossa parcela de responsabilidade na história?
O que proponho hoje é que você pare de reclamar e olhe para a situação que te desagrada. O que VOCÊ pode fazer para modificá-la? Se é um relacionamento que não está legal, como VOCÊ pode contribuir que melhore? Se é um trabalho que não te agrada como VOCÊ pode fazê-lo melhor? Como VOCÊ está contribuindo com a empresa? Ou está só reclamando e esperando que alguém te dê uma estrelinha no final do dia?
Está mais que na hora que nos olharmos no espelho antes de apontarmos defeitos ou criticarmos o outro.
Essa seria uma medida mais que efetiva, que resolveria a maioria dos problemas que acreditamos ser indissolúveis.
Acredite, o mundo só muda quando VOCÊ muda.
É isso.