Trecho livro “Por que as pessoas não são felizes?”

A tristeza era uma emoção tóxica. O acúmulo dessa emoção tinha efeitos danosos no organismo. E isso era comprovado cientificamente.

Já a felicidade pode ajudar a pessoa a se fortalecer energeticamente. Pessoas que guardam mágoas ficam doentes com facilidade. Pessoas raivosas tem úlceras incontroláveis. Pessoas ansiosas demais acabam criando toda sorte de problemas. O medo também afetava várias partes do organismo.

Então, procurar a felicidade era um antídoto para viver bem, em todos os aspectos.

Mas, como uma pessoa pode ser feliz se tem um relacionamento onde se auto destrói? Sente raiva pelo outro ou briga o tempo todo? Se executa todos os dias um trabalho que não a satisfaz, se odeia o chefe, ou o lugar onde passa a maior parte do seu dia? Como uma pessoa pode ser feliz se não perdoa os pais? Eles são humanos, e erram também.

Como uma pessoa poderia ser feliz se só se deixa contaminar por notícias ruins ou tristes? Se vive os noticiários sofrendo com as possibilidades e fica acuada dentro de casa pensando em tudo de ruim que pode acontecer?

Como a pessoa pode ser feliz se ela só se preocupa com a vida dos outros, sem viver a própria? Como ser feliz tratando os sintomas de doenças sem se preocupar com a causa? Levando os problemas adiante e consertando pequenas coisas que se quebraram?

Como as pessoas podem ser felizes se não vão adiante quando encontram obstáculos em suas vidas e ficam acuadas diante dos desafios? Como serem felizes se não tem esperança na vida? Se não acreditam que tudo pode ser revertido com atitudes positivas, coragem e fé?

Como ser feliz sem cultivar sentimentos positivos em relação ao mundo? Como ser feliz se a pessoa coleciona infelicidades que aconteceram anos atrás?

Como ser feliz acreditando que uma crise financeira vai acontecer e se martirizando todos os dias pelos dias ruins que podem vir adiante, sem tomar uma atitude positiva a respeito, ou tentar reverter o caso com criatividade e ousadia?

Como ser feliz simplesmente se lamentando ou agindo reativamente em relação à vida? Deixando que o destino determine um caminho único que deve ser trilhado com livre arbítrio e ambição de ser melhor.

Ser feliz requer muita coragem. Porque é cômodo se lamentar. Nas lamentações, encontra-se a empatia das pessoas. Como se sua dor pudesse ser justificada com as dores dos outros.

Ser feliz requer amor próprio, porque só alguém que se ama, levanta da cadeira e reage aos acontecimentos, criando oportunidades e o próprio destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *