Muitas das frustrações em projetos pessoais vem justamente da falta de objetivos e metas.
Há o dito popular que afirma:
Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
Saber onde quer chegar é um passo fundamental.
Estabelecer objetivos claros e detalhados bem como metas para atingir estes objetivos são passos determinantes.
Ao mesmo passo você deve ter a disciplina para lembrar diariamente de seus objetivos e metas, tê-los conectados a um plano de ação com atividades e atitudes que irão permitir que você avance.
Por outro lado, sem utilizar isto como desculpa, você deve preparar seu mind-set para perceber os avanços e não se frustrar caso não atinja suas metas no tempo determinado.
O não atingimento de seus objetivos não deve ser jamais o motivo de desistir deles. Seja neste programa ou em qualquer coisa da sua vida.
Contente-se primeiro com pequenos avanços, sem se acomodar.
Coloque foco em mudanças de hábitos, na criação de novos hábitos saudáveis. Melhore sempre, ajuste, reveja prazos e metas e continue avançando.
Cuidado também para não festejar demais uma meta ou objetivo cumprido ou superado no prazo determinado. Assim como uma frustração pelo não cumprimento pode nos desmotivar a ponto de desistirmos dos nossos sonhos, um sucesso repentino também pode fazê-lo.
Como falamos no início desta obra, objetivos são mais amplos, em geral de médio prazo.
Vamos utilizar como exemplo o famoso projeto verão. Sempre que chega a primavera, todos começam a pensar no projeto verão. Este é um objetivo: Estar em forma para o verão.
Para cumprir este objetivo você deverá traçar metas, mês a mês.
Metas mensuráveis, desafiadoras porém possíveis, específicas.